Quais são as principais tendências de marketing para 2025 que você pode aplicar no seu negócio?
Estar por dentro das tendências de marketing é um dos passos principais ao fazer o planejamento para direcionar o seu negócio. Isso ajuda as empresas a se adaptarem às mudanças do mercado, a compreender os consumidores e a criar campanhas mais eficazes.
Você sabe quais são principais tendências de marketing para 2025?
- Utilização de IA
O uso de inteligência artificial (IA) está apenas no começo. De acordo com uma pesquisa global realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, 54% dos brasileiros utilizaram ferramentas deste tipo durante o ano de 2024, enquanto a média global foi de 48%.
Como aplicar no seu negócio?
- Assistentes virtuais: através de ferramentas de assistência virtual você consegue oferecer um melhor atendimento ao seu cliente, tudo de maneira mais rápida e automatizada.
- Automação de vendas: recomendação de leads, mensagens de vendas, otimização de fluxo de trabalho, agendamento de reuniões, envio de e-mails, insights competitivos e previsões para as vendas, são alguns dos benefícios em encontrar a ferramenta de automação de vendas ideal para o seu negócio.
- Live commerce
As transmissões ao vivo fizeram muito sucesso em 2024 e prometem continuar bombando neste ano. Um dos principais diferenciais deste tipo de formato é a interação que ocorre entre consumidores e a marca, humanizando o processo e facilitando a comunicação, além de gerar um senso de urgência nos consumidores.
Como aplicar no seu negócio?
- Conheça sua audiência;
- Escolha a plataforma mais adequada;
- Monte um roteiro;
- Faça uma boa preparação.
- Sustentabilidade
A sustentabilidade se tornou uma preferência entre muitos consumidores. Atualmente, 87% dos brasileiros dizem querer um estilo de vida mais sustentável e 56% dizem que não adquirem mais produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade. O tema é uma oportunidade para empresas que querem ser vistas de forma mais positiva pelo público.
Como aplicar no seu negócio?
- Aposte em embalagens sustentáveis ou de reutilização;
- Tenha iniciativas de reciclagem;
- Mostre aos seus clientes a sua preocupação com o meio ambiente.
- Figital
A união do mundo físico mais o digital ganhou um termo: figital, que traz conceitos de tecnologia aliados à experiência presencial. Conciliar as experiências é o principal ponto para tornar seu negócio mais atualizado.
Como aplicar no seu negócio?
- Envolva alguma ação digital, como pagamento através de aplicativos;
- Pedidos online com entrega ou retirada na loja;
- Integração com aplicativos de saúde;
- Alertas para reposição de medicamentos.
E os desafios deste ano?
Um dos principais desafios para 2025 é o de reter a atenção dos clientes. De 2023 para 2024, a taxa de atenção dos consumidores para os anúncios online teve uma queda representativa, de 43% para 31%, é o que mostra o Media Reactions 2024 (estudo realizado anualmente pela Kantar com o objetivo de avaliar opiniões de consumidores e profissionais de marketing).
Isso significa que o seu negócio precisa inovar diariamente. Esteja sempre atento às principais tendências, as mudanças e ao que o público espera.