Diferentes tipos de gravação em embalagens
No mercado de embalagens, um processo que chama bastante atenção é de gravação nos produtos. Mais do que oferecer qualidade, as impressões em embalagens conferem personalização e diferenciação da marca farmacêutica ou cosmética diante da concorrência.
Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras formas de impressão, mas cada uma precisa de uma atenção especial, levando em conta a qualidade e o custo-benefício desejado. Outros pontos importantes são as diferenças entre aderência da tinta na embalagem, cor e superfície.
Você precisa de impressão para suas embalagens, mas não sabe qual a melhor escolha? Agora você pode entender sobre os 3 tipos mais utilizados no mercado para personalizar o seu produto e deixar o design muito mais atrativo.
Serigrafia
A serigrafia é uma técnica muito conhecida também como silk-screen e está presente em alguns produtos do nosso dia a dia. É só observar em roupas, acessórios e uma ampla gama de estamparia, além de embalagens flexíveis, de tecidos e plásticos.
Essa é uma técnica de impressão mais manual e funciona por meio de transferência, por isso é essencial uma tela (conhecida como matriz), que pode ser de nylon ou seda para realizar a gravação.
A impressão ocorre da seguinte forma: um designer cria uma estampa, imprime fotolitos, conhecidos também como negativos ou vegetais, para uma separação bem feita das cores. Depois é o momento de aplicar a emulsão sensível à luz na tela para gravação e colocar em contato com a luz UV, que revela a arte criada. Com a tela gravada, é hora de encaixar o material que terá a impressão, aplicar as cores na tela e preparar os rodos para sair a estampa.
Tampografia
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre serigrafia e tampografia. Os processos são amplamente utilizados e procurados, mas possuem algumas técnicas diferentes para cada caso.
Enquanto a serigrafia utiliza a tela como item principal, a tampografia é o tipo de gravação que emprega técnica de impressão por meio de contato. O processo envolve a transferência da tinta através de um clichê, onde gravam a imagem em baixo relevo. Assim é possível transferir diversos tipos de imagens, como fotografias e desenhos.
A infinidade de aplicações dessa impressão é um dos destaques da técnica, que pode ser vista em peças compostas de potes diversos, termoplásticos, metais, vidros, madeiras e até para indústrias que trabalham com eletroeletrônica.
Por ter uma boa definição, esse processo se destaca pela precisão, alta qualidade da impressão e agilidade, sendo muito indicado para quem deseja imprimir e destacar mínimos detalhes, seja em uma superfície lisa ou mesmo em uma irregular.
Além disso, é um processo que não tem paradas e pode gerar uma grande produção de impressões.
Hot Stamping
Já a Hot Stamping, ou Hot Stamp, é a que mais se diferencia das duas acima. Semelhante aos carimbos, é possível perceber uma aplicação mais voltada para pequenos detalhes, logos e frases, pois o procedimento consegue produzir um efeito metálico e com um relevo na impressão.
Um dos diferenciais da técnica é que o Hot Stamping não utiliza tinta para fazer a gravura, o efeito é obtido a partir do aquecimento do material até uma determinada temperatura que faz o conteúdo ser gravado em uma tira de material sintético com uma camada metálica.
Quando a camada metálica é pressionada, a tira se desprende do material e adere no item que vai receber a impressão.
Essa técnica possui ainda as vantagens de não poluir o meio ambiente com produtos químicos e apresentar um valor agregado. Como ponto fraco, é um processo mais limitado para superfícies planas.
--
Neste mês de fevereiro, a Vepakum Embalagens está com a promoção “Clichê Grátis”, oferecendo ao cliente a possibilidade de personalizar as embalagens adquiridas e receber os produtos gravados, sem precisar comprar o clichê para a tampografia.
Quer saber mais? Fale com a gente!
Fontes:
https://produtospersonalizados.com.br/o-que-e-hot-stamping
https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/hot-stamping/
https://www.injecaodeplasticos.com.br/processo-de-tampografia/