Entenda a diferença entre os materiais: plástico e vidro
Por muito tempo, as embalagens só tinham a função de armazenar produtos, proteger contra contaminações e atender às necessidades básicas do comprador. Foi basicamente para isso que elas surgiram, mas os novos hábitos de consumo mudaram tudo.
As maiores marcas do mercado foram percebendo a importância de atrair o consumidor e se modernizaram com o passar dos anos. É fácil perceber na indústria alimentícia, por exemplo, como as embalagens possuem um design atrativo, baseado no Marketing e na divulgação dos produtos.
Assim como outros segmentos, o mercado cosmético e farmacêutico também tem atraído mais consumidores a partir das embalagens. Os fármacos precisam de um bom armazenamento e um excelente visual, mas você sabe qual o melhor material para suas formulações? Confira como escolher entre o plástico ou vidro!
Utilização do plástico no mercado cosmético e farmacêutico
O desenvolvimento das matérias-primas no século XX proporcionou uma série de vantagens para a indústria. Os anos 30 trouxeram a produção do Poliestireno (PS), polímeros acrílicos e o poli (cloreto de vinila) a partir do petróleo, em seguida outros tipos de materiais plásticos. Isso desencadeou um enorme uso desse material em todos os segmentos do dia a dia, incluindo produtos farmacêuticos e cosméticos.
Uma das maiores vantagens do plástico é a leveza, redução do risco de queda e quebra, resistência e versatilidade. Outro benefício é que esse material facilita a retirada do produto cosmético, pois é flexível e possibilita apertar para que o produto saia até o final.
A flexibilidade do material ajuda a espremer uma determinada quantidade de produto nas bisnagas plásticas, por exemplo. E para cremes de alta viscosidade, os potes com tampa larga e maior abertura facilitam qualquer esforço do cliente.
O plástico é um material ideal para cápsulas, comprimidos, produtos em pó e líquidos. O custo-benefício viabiliza uma infinidade de aplicações para muitas linhas de produtos, já que a tecnologia permite que ele seja moldado em diversos designs e formas.
Só há poucas exceções para sua utilização, principalmente quando as formulações utilizam altas temperaturas ou quando alguns produtos químicos limitam seu uso.
Formulações que precisam de armazenamento em vidro
O vidro é um material que não reage quimicamente, o sabor, odor, cor e qualidade do que ele armazena se preservam. Assim algumas empresas preferem manter medicamentos líquidos nesse tipo de material.
Uma das opções mais procuradas são os vidros de cor âmbar, que protegem a formulação da exposição à luz e com isso, mantêm as propriedades intactas, impedindo a oxidação do medicamento.
Algumas empresas de cosméticos optam pelos vidros para proteção da formulação, assim como grandes empresas de aromaterapia também preferem essas opções para preservar as propriedades medicinais dos óleos essenciais.
Do mesmo modo que o plástico, o vidro também apresenta algumas desvantagens. A possibilidade da embalagem quebrar durante o transporte é um dos maiores riscos. E ainda, ele não resiste a esterilizações acima de 100 ºC.
Dicas gerais para escolher sua embalagem
- Leve em consideração os prós e os contras dos dois materiais.
- Analise as formulações que você vai criar.
- Pense que as embalagens também são uma forma de reforçar sua marca com o público. Você tem uma boa apresentação visual?
- Converse com seu vendedor de embalagem de confiança e tire suas dúvidas.