Como capacitar sua equipe para obter resultados
O desempenho de uma equipe é fundamental para que um negócio atinja os melhores resultados. Tudo depende de capital humano, habilidades, atendimento, negociações e talento. Com uma equipe treinada e motivada, dia após dia, a marca vai crescendo.
No mercado magistral, a personalização é a característica principal. Assim, o mercado exige um atendimento personalizado e totalmente voltado para atender às necessidades de cada consumidor.
É por isso que você precisa ter uma equipe preparada para atender o cliente de forma personalizada, resolver adversidades e entender o perfil de quem compra com você. E para capacitar sua equipe cada vez mais, um treinamento pode ajudar muito!
Realize treinamentos periódicos
Montar uma equipe totalmente habilitada não é de uma hora para outra. Contratar colaboradores eficientes é o primeiro passo, o segundo é treiná-los periodicamente para que o time cresça cada vez mais.
Os treinamentos são capazes de melhorar as qualidades da equipe, ajudar a solucionar problemas e principalmente a tirar dúvidas que surgem no dia a dia. Para que eles sejam válidos, é importante realizá-los com constância, aprimorando as qualidades da equipe.
Vantagens de promover uma capacitação aos colaboradores
Com um treinamento, é possível melhorar habilidades e a sintonia do time. Entre muitos treinamentos disponíveis no mercado, você consegue aprimorar diversos aspectos profissionais e pessoais. Confira alguns deles!
Atendimento: O primeiro passo para conquistar um cliente é atendê-lo bem. Faça um treinamento para ter uma comunicação boa e padronizada com os clientes, seja no atendimento presencial ou digital.
Habilidades: Com um treinamento, você pode ensinar os colaboradores sobre algumas habilidades técnicas voltadas para vendas e sobre alguns medicamentos, como vitaminas, por exemplo. Quando um colaborador sabe vender, fica muito mais fácil orientar o cliente.
Relacionamento interpessoal: A maneira com que sua equipe se relaciona também é muito importante. Com os profissionais se respeitando e exercendo a empatia entre eles, o resultado do trabalho é muito mais eficaz.
Organização: A organização é um diferencial dentro de qualquer farmácia. O ideal é orientar o colaborador sobre organização desde a sua contratação, mas a capacitação pode reforçar a importância disso.
O balcão de vendas precisa estar sempre limpo e organizado para não atrapalhar os colaboradores e os clientes que circulam pela loja.
Comunicação: A comunicação deve estar alinhada, já que ela é a base para tudo que um negócio faz, seja vender, falar com o cliente, passar pedidos e informações, realizar compras, entre outros.
Avalie como seus colaboradores estão se comunicando e a partir disso você vai entender os resultados. Uma equipe só se relaciona bem se souber se comunicar e seus clientes só te entenderão com uma boa comunicação, assim como você pode entendê-los melhor.
Feedback depois do treinamento
Não se esqueça da importância de manter seus colaboradores motivados, mesmo depois do treinamento. Faça uma reunião de feedback temporariamente, mostre a evolução de cada um e como eles podem melhorar a cada dia.
Uma pesquisa da Hubspot apontou que 43% dos funcionários mais engajados são aqueles que recebem feedbacks semanais de suas atividades, enquanto 78% afirmaram que o reconhecimento ajuda na motivação para a realização das atividades.
Além disso, um feedback claro com pontos de melhorias e prioridades da empresa geralmente é responsável por gerar um impacto positivo que ajuda os profissionais a terem um direcionamento dentro da empresa.
Coloque em dia seus treinamentos com a equipe, promova um bom clima organizacional, engaje e motive os profissionais da sua empresa!