Como aproveitar o mercado masculino de beleza
Já foi o tempo em que cuidar da beleza, saúde e bem-estar era algo exclusivo das mulheres. O autocuidado deixou de ser atrelado só às figuras femininas e há algum tempo, o mercado masculino vem ganhando força.
Em cerca de 6 anos, o faturamento com a venda de cosméticos masculinos cresceu surpreendentemente. Segundo uma pesquisa realizada pela Euromonitor, entre os anos de 2012 e 2017, o Brasil saltou de R$ 11,7 bilhões para R$ 19,8 bilhões de lucro.
No mercado mundial de beleza masculina, o Brasil se destaca no ranking de vendas, ficando em segundo lugar, onde perde apenas para os Estados Unidos. Com tantos índices positivos, por que não atrelar esses fatores com as suas vendas e oferecer o que os clientes estão procurando?
Como você pode usufruir dessa onda da beleza masculina
Você já parou para analisar como pode se inserir dentro deste mercado? Este mês dos pais é uma excelente oportunidade para se reinventar, oferecer produtos que atendam às necessidades do público e mostrar quais são os itens ideais para os filhos presentearem os pais.
Em 2020, o Dia dos Pais teve um excelente número de vendas, apesar do período pandêmico. Os consumidores procuraram diferentes itens para presentes e a categoria de beleza se destacou em terceiro lugar no ranking dos itens mais vendidos para a data, com 15% das vendas. Enquanto a categoria de produtos de farmácia teve 11% de representatividade nas vendas.
Por isso, atenção para as dicas de vendas para o mercado masculino de beleza. Alguns produtos se destacam mais nas vendas, como esses:
- Produtos para a barba: a moda da barba deixou muitos homens mais cuidadosos. Para cuidar dos pelos, é necessário utilizar espuma de barbear, loção pós-barba e hidratante, por exemplo.
- Produtos de skin care: os homens também estão atentos aos produtos para deixar a pele mais limpa, menos oleosa e livre de problemas com a acne. Até cremes hidratantes entram nos mais pedidos pelos homens.
- Perfumes: os perfumes sempre estiveram entre a preferência deles. Loções e fragrâncias marcantes são ótimos presentes.
Ações de marketing para o Dia dos Pais
Além de oferecer produtos relevantes para a data, pensar em ações de marketing ajuda a fidelizar seu público.
- Conteúdo para interação com seu público: aproveite as redes sociais para interagir com seu público e não deixe a data passar em branco.
- Promoções e descontos: para uma data especial, aproveite para criar promoções e faça o disparo através de e-mail marketing. Você também pode usar o WhatsApp Business e as listas de transmissões.
- Sorteios: uma velha tática para atrair consumidores. Todo mundo gosta de concorrer a prêmios e, principalmente, quando envolvem datas específicas.
- Kit de presente: aproveite para fazer a sugestão de um kit que vai surpreender os pais. Vale até criar nomes para os kits e uma boa descrição.
- Selo nas embalagens: para mostrar um cuidado com a data, uma mensagem especial pode representar a data. Por isso, fizemos uma campanha especial com selos temáticos para o Dia dos Pais. É só colar nas embalagens de sua preferência.
Gostou das dicas? É só colocá-las em prática e, se precisar surpreender os clientes neste mês, conte com a gente!