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Segmento infantil tem destaque nos produtos cosméticos

OUTUBRO. 15, 2021

Engana-se quem pensa que o público infantil não é um dos maiores consumidores de produtos de higiene pessoal e beleza. Os cosméticos infantis estão com tudo e passaram a ser um dos mais vendidos entre as categorias de cosméticos. Marcas nacionais e internacionais já apostam em linhas infantis para crianças a partir de 1 ano.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta as condições para que os produtos sejam disponibilizados para crianças de 0 até 12 anos. Esses produtos exclusivos para crianças precisam de formulações específicas, já que a pele delas é muito mais sensível aos produtos. Formulações para adultos podem causar irritações ou alergias graves.

Neste mês das crianças, trouxemos algumas informações para quem deseja trabalhar com este mercado e vender produtos específicos para essa faixa etária. Confira!

 

O que é permitido de maneira geral?

A Anvisa, que é responsável pelo registro de produtos cosméticos no Brasil, estipula algumas condições para os produtos cosméticos vendidos para as crianças. Por isso, alguns produtos são distribuídos da seguinte forma:

  • Esmaltes: podem ser usados a partir de 5 anos. Esses produtos devem sair sem a necessidade de utilizar acetona ou qualquer removedor com substância química.
  • Desodorantes: podem ser usados a partir de 8 anos, desde que não sejam aerossóis. Nenhum produto infantil deve ser feito em aerossol.
  • Sabonetes: podem ser usados por todas as idades. Como a pele deles é mais delicada, o sabonete deve ter uma formulação leve.
  • Maquiagens: podem ser usadas a partir de 3 anos de idade com a ajuda de um adulto. Os batons e brilhos labiais, por exemplo, devem colorir os lábios temporariamente. Um dos requisitos para as maquiagens é que elas tenham baixo poder de fixação para que saiam facilmente com água e sabão. A Anvisa também libera substâncias que contenham o gosto amargo na formulação, para prevenir que a criança coloque o produto na boca.
  • Protetor solar: deve ser aplicado constantemente em crianças. Para menores de 6 anos de idade, o médico deve ser consultado para haver indicação sobre os banhos de sol.
  • Shampoos e condicionadores: o cabelo das crianças também merece um cuidado especial. Por isso, eles podem ser feitos apropriadamente para os tipos diferentes de fios. O produto deve ser aplicado por um adulto para não haver perigo de excessos de cremes nos cabelos.

 

Dicas para criar um produto para este público

A embalagem, a cor e o perfume do produto fazem toda a diferença para chamar atenção das crianças. Se eles estão junto dos pais no momento da compra é provável que estes três fatores serão responsáveis pela compra.

Personalizar a embalagem criando uma linha de produtos chamativa com um rótulo colorido e alegre também é uma ótima opção para brilhar os olhos dos pequenos. Mas também é importante que o rótulo dos produtos tenha a indicação de uso, como a faixa etária permitida.

Além disso, as embalagens devem apresentar sistemas e válvulas de dosagem que permitam a liberação de pequenas quantidades do produto e não devem ter pontas cortantes ou perigosas. Assim como também devem ser isentas de substâncias tóxicas.

Produtos dermatologicamente testados, aqueles sob controle de médicos dermatologistas, também passam mais segurança para que os pais não tenham problemas com alergia nas crianças.

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