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Phygital: o futuro da experiência do consumidor

NOVEMBRO. 6, 2021

O mundo digital é um avanço que aconteceu há pouco tempo aqui no Brasil. Em menos de 10 anos, as formas de compra mudaram e o perfil do consumidor também. Com a pandemia, os negócios digitais se intensificaram fortemente pelo isolamento social e as lojas físicas precisaram idealizar estratégias online para se manterem no mercado.

Com isso, um termo novo ficou ainda mais forte: o phygital, que nada mais é do que a junção do físico com o digital. A integração entre esses dois mundos é ideal para proporcionar ainda mais facilidade aos consumidores.

Como o phygital está sendo aplicado nos negócios

Muitos consumidores já não veem o físico e o digital como coisas diferentes. Todo negócio precisa gerar uma experiência satisfatória, envolvendo o produto e a interação online, que não envolve somente o produto em si, mas o que ele traz com ele, as sensações que ele desperta.

Após a pandemia, muitas lojas on-line de cosméticos para ficarem mais próximas dos clientes investiram em tecnologia de testagem virtual dos produtos. Essa é uma forma de diminuir a devolução dos itens e garantir a satisfação do público.

A realidade virtual aumentada é uma das maneiras de fazer com que o cliente se sinta comprando em uma loja física. Criando ambientes 3D totalmente virtuais, muitos e-commerces conseguem fazer com que o cliente tenha uma imersão dentro de um mundo virtual, com experiência em efeitos visuais e áudios.

Segundo dados do Google Academy Data, 41% das consumidoras brasileiras têm medo de comprar maquiagem sem realizar um teste antes. Uma solução seriam os filtros aplicados nas redes sociais, por exemplo, que simulam as cores dos produtos com uma prévia para que o consumidor tenha noção do que está comprando.

Além disso, outras empresas investem em conteúdo digital para que os clientes se sintam mais à vontade. A Sallve, empresa de cosméticos que cresceu rapidamente, é um dos exemplos que aposta fortemente em informações sobre as formulações dos produtos, vídeos explicativos e conteúdo interativo que aproxima o consumidor no ambiente digital.

Nos produtos de beleza, saúde e bem-estar essas soluções ajudam a fidelizar os clientes, proporcionam uma melhor compra e mostram que as compras pela internet também podem ser simplificadas.

Só em 2020, o e‑commerce brasileiro cresceu 73,88% em comparação com o ano anterior, de acordo com o índice MCC-ENET. Com o crescimento acelerado das vendas online, o phygital promete ser o futuro da experiência do consumidor. Que tal começar a pensar sobre isso?

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