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A importância das cores para a apresentação das embalagens

SETEMBRO. 12, 2023

As cores atraentes possuem a capacidade de chamar a atenção do consumidor em meio a uma infinidade de produtos na prateleira. Uma embalagem com cores bem escolhidas possui grande potencial para se destacar e atrair o olhar dos clientes.

As cores são uma percepção visual provocada pela forma como os olhos e o cérebro interpretam diferentes comprimentos de onda da luz. A luz branca é formada por todas as cores do espectro visível, e quando ela incide em um objeto, algumas cores são absorvidas pelo objeto, e outras são refletidas de volta para nossos olhos. A cor que percebemos, por exemplo, é determinada pelas cores que são refletidas. 

É muito difícil determinar com precisão quantas cores o ser humano consegue ver, porque isso pode variar bastante entre uma pessoa e outra. No entanto, estima-se que o olho humano possa perceber cerca de 1 milhão de cores diferentes.

As cores também têm a capacidade de despertar sensações na nossa mente, o que faz com que elas sejam um fator essencial no momento de escolher uma embalagem, impactando diretamente a escolha do produto. 

Você sabia que as cores podem ser um dos motivos da compra?

De acordo com um estudo da MeadWestvaco Corporation (MWV), 52% dos entrevistados brasileiros afirmam que as embalagens são muito ou extremamente importantes para a decisão de compra, ou seja, a seleção de elementos que a compõem  pode resultar no aumento do consumo.

Além disso, desenvolver uma boa embalagem, avaliando aspectos funcionais, estéticos e qualidade, tem um impacto direto nos negócios. Foi o que demonstrou o levantamento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que concluiu que 75% das empresas que investiram em embalagens registraram um aumento das vendas. 

As cores são um dos elementos mais importantes no momento de escolher uma embalagem para representar um produto, já que elas são responsáveis por despertar diversos sentimentos e passar uma mensagem ao consumidor final. Segundo a pesquisa Quicksprout, para 85% dos consumidores a cor tem uma influência direta na decisão de compra. 

A psicologia das cores  

Esse estudo tem como objetivo entender como as pessoas se relacionam com as cores, quais são as emoções, os sentimentos e a criação de desejos que cada tonalidade desperta.

Um dos primeiros cientistas a estudar as cores foi Isaac Newton. Ele foi responsável por descobrir que a luz branca se dividia em várias cores ao passar por um prisma. Esse fenômeno é conhecido como "dispersão da luz".

Porém a primeira análise sobre o efeito das cores nos seres humanos começou no século XIX, com o escritor Johann Wolfgang von Goethe, que publicou o livro “Teoria das cores”. Em sua tese, ele afirmava que a percepção das cores e tons é subjetiva, mas os efeitos que elas têm sobre os indivíduos são universais.

Essa pesquisa continuou evoluindo ao longo dos anos e até hoje é muito utilizada na hora do planejamento de lançamento de uma marca, serviço ou até mesmo um produto, para entender quais são as melhores opções de cores.

Aqui na Vepakum, por exemplo, a linha Candy oferece uma série de cores para que você possa montar suas formulações seguindo o universo que deseja alcançar. Afinal, com base no estudo, é possível perceber que essa escolha pode impactar diretamente as vendas de um negócio.

Mas e o círculo cromático?

Ele é a representação visual das cores organizadas em um círculo, que auxilia na compreensão e combinação de diferentes tonalidades, matizes e cores. O círculo cromático é muito útil principalmente na arte, design, moda e outras áreas relacionadas ao estudo e aplicação das cores.

De um modo geral, o círculo cromático é uma representação gráfica das cores que auxilia na compreensão das relações entre elas e na criação de combinações harmoniosas, sendo uma ferramenta valiosa para quem trabalha com cores em diversas áreas criativas e de design. A rotulagem, por exemplo, é uma opção super versátil para trabalhar o uso de cores nas embalagens.

Quais cores usar nas embalagens?

A cor que você deve selecionar na embalagem dos seus produtos vai depender da sua identidade visual, do seu objetivo, quais ideias e valores você quer transmitir e qual seu público-alvo. Mas, para ajudar a entender de maneira um pouco mais aprofundada, separamos alguns sentimentos e valores que cada cor transmite.

Branco: paz, limpeza, simplicidade, pureza, inocência, inverno, proteção, elegância e calma.

Preto: poder, sofisticação, elegância, mistério, profundidade, formalidade e autoridade.

Amarelo: alegria, imaginação, esperança, otimismo, verão, claridade e sabedoria.

Vermelho: paixão, desejo, energia, velocidade, poder e urgência.

Rosa: delicadeza, charme, romantismo, feminilidade, inocência e leveza. 

Verde: cura, calma, orgulho, meio ambiente, autoconsciência, vigor, perseverança, sorte e saúde.

Laranja: humor, energia, calor, entusiasmo, vibração e extravagância.

Roxo/violeta: nobreza, espiritualidade, mistério, sabedoria, sensibilidade e erotismo. 

Marrom: terra, casa, conforto, resistência, estabilidade e simplicidade.

Cores metalizadas garantem um acabamento perfeito

Para as embalagens, produtos em tons de dourado, prata e rosé garantem um acabamento super elegante e luxuoso, capaz de transmitir glamour, suavidade, elegância, tecnologia e fascínio. Confira algumas opções disponíveis na Vepakum:

Dourado: Frasco Airless Lift Pump, Gotejador Ática e Aplicador Unique.

Prata: Pote Airless Derma, Frasco Mist Pump Spray e Linha Glam.

Rosé: Frasco Airless Finesse, Gotejador Versalhes e Makeup Shine.

As cores dentro do universo cosmético e farmacêutico

Na publicidade, as cores podem ser trabalhadas de maneiras mais particulares e para estimular o consumidor. Para as escolhas de embalagens, leve os seguintes pontos em consideração: 

  • Rosa: linhas femininas, maquiagens, cuidados íntimos;
  • Preto: linhas sofisticadas e elegantes, linhas masculinas (como cuidados capilares, produtos para barba, etc);
  • Laranja e amarelo: frequentemente associado a linhas de verão, como protetores solares, cuidados capilares na exposição ao sol, águas termais pós sol, etc;
  • Verde e âmbar: associado a produtos de origens naturais como a base de flores e plantas, produtos veganos, etc. O verde também tem forte associação com a área da saúde e por isso é comumente usado no setor farmacêutico.

Como a Vepakum pode te ajudar a inovar nas cores das suas embalagens? 

Aqui você encontra diversas linhas de produtos de inúmeras cores, ideais para sua marca despertar o desejo do consumidor! Confira algumas delas:

Linha Candy: produtos como frascos, gotejadores e bisnagas em cores encantadoras que estão em alta como amarelo, verde, azul, rosa e lilás. Essa é a linha ideal para criar produtos cosméticos que irão fazer sucesso nas redes sociais. As sugestões de uso são diversas, como por exemplo: linhas infantis, rosa para Outubro Rosa, Azul para novembro azul, amarelo para linhas de verão, verde para produtos a base de ativos de plantas, etc. A criatividade pode falar alto nesse momento, permitindo inúmeros usos.

Linha Ônix: uma linha produzida em PET que se destaca pela sua versatilidade, os produtos podem ser combinados com diversas opções de tampas e válvulas adaptadas para diferentes formas de uso e aplicações. Além disso, a linha está disponível em diversas cores, como branco, cristal, azul, verde, âmbar e preto.

Os rótulos coloridos são importantes para as embalagens?

A resposta é sim! Os rótulos desempenham um papel importante no uso das cores, especialmente em contextos de design, identificação e comunicação visual. Além disso, eles são uma forma acessível de trabalhar identidade visual de coleções específicas, lançamentos, produtos sazonais, e muito mais.

Quer saber mais sobre a importância dos rótulos e todos os benefícios que o envolvem? Acesse a Vepakum Shop e fique por dentro de tudo!

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Até o próximo post!

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