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Tendências para o setor de beleza no Brasil e o crescimento de marcas próprias

NOVEMBRO. 27, 2023

O setor de beleza no Brasil tem sido historicamente um dos mais promissores e estáveis da economia, e isso se deve em grande parte à diversidade de produtos e serviços disponíveis, bem como às mudanças constantes nas tendências de beleza e no comportamento do consumidor.

O Brasil está entre os maiores mercados de beleza no mundo

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado de beleza do Brasil é um dos maiores do mundo, responsável por 4% do PIB nacional.

O país tem uma indústria de beleza muito desenvolvida e é conhecido por sua grande variedade de produtos e serviços relacionados a esse mercado, que é influente tanto a nível nacional quanto internacional. Além disso, o Brasil tem uma cultura de cuidados com a beleza muito forte, e os brasileiros são consumidores ávidos, o que contribui para que o seu status em relação ao assunto continue crescendo.

Dessa forma, as empresas saem na frente quando se preocupam com:

  • Tecnologia e inovação: a tecnologia desempenha um papel crucial na indústria da beleza. A Vepakum já está por dentro do assunto, trabalhando com embalagens que garantem resultados inovadores de alta performance, como as linhas Duo Make e Spa Tech.
  • Beleza inclusiva: a diversidade é uma tendência importante no Brasil e em todo o mundo. As marcas estão expandindo suas linhas de produtos para atender a uma variedade de tons de pele, tipos de cabelo e necessidades específicas. As linhas da Vepakum incluem produtos para base e até mesmo cuidados capilares, possibilitando essa atuação.
  • E-commerce e redes sociais: o comércio eletrônico continua a crescer, com as pessoas comprando produtos de beleza online. As redes sociais desempenham um papel significativo na promoção e na criação de tendências no setor. As marcas estão usando influenciadores digitais para alcançar um público mais amplo. Todos os produtos da Vepakum você encontra em www.vepakum.com.br.

Desenvolvimento de marcas próprias

Para entender o conceito, uma marca própria é uma empresa criada por uma pessoa pública ligada a outra  área, frequentemente influenciadores digitais ou personalidades da música e cinema. Essas pessoas já possuem um público, logo, o desafio é transformá-los em futuros clientes.

Os produtos de marcas próprias podem abranger uma ampla variedade de categorias, como o setor de beleza, altamente dinâmico e com tendências que podem evoluir rapidamente. As marcas que conseguem se adaptar às mudanças e atender às necessidades dos consumidores são mais propensas a prosperar nesse meio.

A pesquisa da Coherent Market Insights, por exemplo, mostra que o mercado de cosméticos veganos irá crescer 56% até 2030, chegando a US$25,1 bilhões. A expansão será impulsionada pelo aumento da preocupação dos consumidores com a saúde e o bem-estar. Ou seja, marcas próprias de pessoas e figuras públicas ligadas a essas tendências podem ampliar lucros e vendas, visto que já possuem um público interessado no assunto. E não para por aí, pois essa inovação pode seguir desde produtos de pele, novos tons de base, cores de esmalte com efeitos exclusivos, e muito mais.

As vantagens de criar uma marca própria envolve diversos fatores positivos, como:

  • Produtos exclusivos: que ainda não estão disponíveis no mercado, seja nos diferenciais de aplicação ou nas formulações;
  • Segmentação de mercado: personalidades já possuem um público definido e engajado, logo, o desafio está em converter essa conexão em vendas. O design, a qualidade e o preço dos produtos são algumas maneiras de atrair esses fãs;
  • Posicionamento de marca: o dono decide se a marca própria quer ser percebida como uma alternativa de baixo custo, uma opção premium ou algo intermediário. O posicionamento no mercado orienta as estratégias de marketing e determina a imagem do negócio.

Alguns exemplos de grandes marcas próprias no mercado são a Fenty Beauty (Rihanna) e Kylie Cosmetics (Kylie Jenner). Entre as brasileiras, é possível citar a Boca Rosa Beauty (Bianca Andrade) e a GE Beauty (Camila Coutinho). Além de oferecerem produtos com designs inovadores, o status que as influencers possuem ajuda a desenvolver um sentimento de pertencimento, aproximando o público cada vez mais.

Quais as mudanças comportamentais do consumidor?

As mudanças comportamentais do consumidor de beleza têm sido influenciadas por uma série de fatores nos últimos anos, e algumas das tendências incluem:

  • Ênfase na sustentabilidade: os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade ambiental. Eles buscam produtos de beleza que sejam eco-friendly, com embalagens recicláveis e ingredientes naturais. Marcas que adotam práticas sustentáveis têm ganhado destaque. Conheça nossa linha I’m Green, um excelente exemplo da preocupação e atuação da Vepakum nesse contexto.
  • Produtos clean e naturais: a preferência por produtos de beleza naturais e livres de ingredientes químicos prejudiciais tem crescido. Os consumidores estão lendo os rótulos com mais atenção e evitando produtos com ingredientes controversos. Um exemplo são os séruns, que muitas vezes possuem composições naturais.
  • Personalização: a busca por produtos de beleza personalizados está em alta. Os consumidores desejam produtos adaptados às suas necessidades específicas, seja em relação ao tipo de pele, cor do cabelo, ou preferências de maquiagem. Os selos estão cada vez mais em alta, principalmente por tornarem uma embalagem simples em algo personalizado, capaz de posicionar uma campanha e tematizar um produto. Pensando nisso, a Vepakum Shop possui diversos tamanhos e formatos de selos, além da opção de personalização completa.

Essas mudanças comportamentais do consumidor refletem uma ênfase crescente na saúde, no bem-estar e em valores éticos. As marcas que conseguem se adaptar a essas tendências e atender às necessidades dos consumidores em constante evolução estão melhor posicionadas para ter sucesso na indústria de beleza.

Produtos de marcas próprias ganham destaque

Produtos de marcas próprias estão crescendo na indústria de beleza e em diversos outros setores. A identificação das pessoas com influencers que têm marca própria, por exemplo, muitas vezes está ligada a diversos fatores psicológicos, sociais e de marketing, tais como:

  • Criação de conexão pessoal: os influencers muitas vezes compartilham detalhes de suas vidas pessoais e experiências. Isso cria uma sensação de proximidade e autenticidade, fazendo com que as pessoas se identifiquem com eles.
  • Confiança e credibilidade: as pessoas confiam em influencers percebidos como especialistas ou autoridades em determinadas áreas, como beleza. As recomendações dessas figuras são frequentemente vistas como mais confiáveis do que as tradicionais estratégias de marketing.
  • Engajamento direto com audiência: as plataformas de mídia social permitem uma interação direta com os seguidores. Essa interação cria um senso de comunidade e faz com que os seguidores se sintam valorizados.
  • Marketing de influência: as empresas muitas vezes utilizam influencers como parte de suas estratégias de marketing. A associação de um produto a uma figura influente pode aumentar sua visibilidade e atratividade. Dessa forma, a recomendação do produto aumenta consideravelmente.
  • Tendências e novidades: os influencers muitas vezes têm acesso a produtos antes do lançamento oficial. Isso os coloca na vanguarda das tendências, e as pessoas podem querer experimentar essas novidades em primeira mão.

O preço dos produtos de marcas próprias também é um ponto de destaque, pois o responsável da marca consegue ter um controle maior de tudo, inclusive da disponibilidade de cada produto. O acesso à qualidade do produto também é facilitado, assim como suas melhorias.

A Vepakum está preparada para as mudanças no mercado

O sucesso das marcas próprias no setor de beleza depende, entre outros fatores, das soluções das empresas fornecedoras de embalagens para oferecer produtos de alta qualidade, e que acompanham as tendências do mercado. Por isso, a Vepakum se destaca da concorrência ao oferecer linhas exclusivas e capazes de atender uma grande demanda.

A empresa trabalha com um portfólio de embalagens que atende as necessidades das farmácias de manipulação e indústrias farmacêuticas e cosméticas, com produtos de fabricação, distribuição e importação, e fracionamento adequado.

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