O que esperar dos consumidores em 2021?
Como temos visto, a pandemia acelerou algumas mudanças nos hábitos dos consumidores, e para o mercado de saúde e beleza não foi diferente.
Abaixo listamos algumas tendências de consumo para o próximo ano:
Compras Online
Tudo indica que o e-commerce vai fazer cada vez mais parte do dia a dia dos brasileiros pois as compras online foram fortemente impulsionadas durante o isolamento social. Por isso, as marcas precisam estar atentas a como atrair os consumidores dentro do ambiente digital.
Fidelização
Em tempos de crise, fidelizar o consumidor se torna ainda mais importante. Na quarentena, os consumidores descobriram novas marcas e sites favoritos, e devem continuar comprando deles se estiverem satisfeitos com o produto e a experiência. As marcas devem estar preocupadas em manter o padrão de entrega e atendimento para seguir o processo de fidelização.
Novos hábitos em casa
A pandemia mudou nosso estilo de vida, e muitos brasileiros planejam manter os novos hábitos, como cozinhar em casa, fazer exercícios em casa, cuidar da beleza em casa e trabalhar de casa. Isso faz com que algumas categorias de produtos como eletrônicos, saúde e beleza, brinquedos e jogos, artigos esportivos, móveis e roupas se tornem mais relevantes, indicando oportunidades de negócios.
Ciência em alta
Os meios de comunicação realizaram um trabalho importante colocando cientistas e profissionais da saúde para explicar e informar sobre os avanços e cuidados com a Covid-19. O fato é que a ciência está em alta. Com isso, os consumidores estão valorizando mais o trabalho de especialistas que, inclusive, ganharam destaque nas redes sociais. Para a indústria, chegou a hora de investir mais em pesquisa, novos ativos, inovação e, além disso, compartilhar o trabalho de laboratório com os consumidores. O novo hábito de compra será bastante embasado em evidências.
Sustentabilidade
Outro desafio para o setor está em aliar a sustentabilidade em todos os processos de produção. A pandemia acelerou a conscientização dos clientes sobre o impacto dos hábitos de consumo no meio ambiente. Agora, antes de comprar muitos avaliam se a extração de princípios ativos não está envolvida em problemas ambientais, se são renováveis ou não.
As mudanças estão ocorrendo rapidamente e devemos sempre acompanhar estas alterações, adaptando nossos produtos, serviços e negócios.