Inovadoras. Assim são nossas soluções.

Como capacitar sua equipe para obter resultados

JUNHO. 19, 2021

O desempenho de uma equipe é fundamental para que um negócio atinja os melhores resultados. Tudo depende de capital humano, habilidades, atendimento, negociações e talento. Com uma equipe treinada e motivada, dia após dia, a marca vai crescendo.

No mercado magistral, a personalização é a característica principal. Assim, o mercado exige um atendimento personalizado e totalmente voltado para atender às necessidades de cada consumidor.

É por isso que você precisa ter uma equipe preparada para atender o cliente de forma personalizada, resolver adversidades e entender o perfil de quem compra com você. E para capacitar sua equipe cada vez mais, um treinamento pode ajudar muito!

 

Realize treinamentos periódicos

Montar uma equipe totalmente habilitada não é de uma hora para outra. Contratar colaboradores eficientes é o primeiro passo, o segundo é treiná-los periodicamente para que o time cresça cada vez mais.

Os treinamentos são capazes de melhorar as qualidades da equipe, ajudar a solucionar problemas e principalmente a tirar dúvidas que surgem no dia a dia. Para que eles sejam válidos, é importante realizá-los com constância, aprimorando as qualidades da equipe.

 

Vantagens de promover uma capacitação aos colaboradores

Com um treinamento, é possível melhorar habilidades e a sintonia do time. Entre muitos treinamentos disponíveis no mercado, você consegue aprimorar diversos aspectos profissionais e pessoais. Confira alguns deles!

 

Atendimento: O primeiro passo para conquistar um cliente é atendê-lo bem. Faça um treinamento para ter uma comunicação boa e padronizada com os clientes, seja no atendimento presencial ou digital.

Habilidades: Com um treinamento, você pode ensinar os colaboradores sobre algumas habilidades técnicas voltadas para vendas e sobre alguns medicamentos, como vitaminas, por exemplo. Quando um colaborador sabe vender, fica muito mais fácil orientar o cliente.

Relacionamento interpessoal: A maneira com que sua equipe se relaciona também é muito importante. Com os profissionais se respeitando e exercendo a empatia entre eles, o resultado do trabalho é muito mais eficaz.

Organização: A organização é um diferencial dentro de qualquer farmácia. O ideal é orientar o colaborador sobre organização desde a sua contratação, mas a capacitação pode reforçar a importância disso.

O balcão de vendas precisa estar sempre limpo e organizado para não atrapalhar os colaboradores e os clientes que circulam pela loja.

Comunicação: A comunicação deve estar alinhada, já que ela é a base para tudo que um negócio faz, seja vender, falar com o cliente, passar pedidos e informações, realizar compras, entre outros.

Avalie como seus colaboradores estão se comunicando e a partir disso você vai entender os resultados. Uma equipe só se relaciona bem se souber se comunicar e seus clientes só te entenderão com uma boa comunicação, assim como você pode entendê-los melhor.

 

Feedback depois do treinamento

Não se esqueça da importância de manter seus colaboradores motivados, mesmo depois do treinamento. Faça uma reunião de feedback temporariamente, mostre a evolução de cada um e como eles podem melhorar a cada dia.

Uma pesquisa da Hubspot apontou que 43% dos funcionários mais engajados são aqueles que recebem feedbacks semanais de suas atividades, enquanto 78% afirmaram que o reconhecimento ajuda na motivação para a realização das atividades. 

Além disso, um feedback claro com pontos de melhorias e prioridades da empresa geralmente é responsável por gerar um impacto positivo que ajuda os profissionais a terem um direcionamento dentro da empresa.

Coloque em dia seus treinamentos com a equipe, promova um bom clima organizacional, engaje e motive os profissionais da sua empresa!

LEIA TAMBÉM

FEVEREIRO. 11, 2025

Embalagens em stick: como utilizar este formato que está em alta

Você provavelmente já notou o crescimento das embalagens em stick no mercado cosmético e de dermocosméticos. Elas são utilizadas em formulações sólidas como filtro solar, bases, blushes, contorno facial, iluminadores e muito mais.
Embalagens em stick: como utilizar este formato que está em alta
JANEIRO. 22, 2025

Quais são as principais tendências de marketing para 2025 que você pode aplicar no seu negócio?

Estar por dentro das tendências de marketing é um dos passos principais ao fazer o planejamento para direcionar o seu negócio. Isso ajuda as empresas a se adaptarem às mudanças do mercado, a compreender os consumidores e a criar campanhas mais eficazes.
Quais são as principais tendências de marketing para 2025 que você pode aplicar no seu negócio?
Ao navegar no site Vepakum, você reconhece que leu e concorda com nossas Política de Privacidade e Política de Cookies. Estou ciente