Tendências de marketing que dispararam durante a pandemia
A pandemia alterou nossas vidas em todos os aspectos. O comportamento, a interação entre as pessoas, além das formas de contato em grupos foram totalmente modificados pela necessidade de distanciamento social.
No mundo dos negócios, em diversos segmentos, as necessidades foram voltadas para crescer digitalmente. O comércio eletrônico teve muito crescimento e para muitas empresas, se tornou o único canal de vendas disponível.
Por isso, saber onde seu público está, o que ele consome digitalmente o que ele procura é um dos melhores métodos para se atualizar, crescer no mercado digital e não deixar as vendas caírem.
Confira o que está em alta dentro do Marketing Digital e veja como você pode aplicar essas tendências no seu negócio!
Slow Content
As redes sociais já estão lotadas de conteúdo. As marcas entenderam que é fundamental produzir conteúdo para se aproximar dos clientes e produzem cada vez mais. Essa pressa e a alta demanda de conteúdos no feed acaba se tornando maçante para o público e você precisa ter cuidado para não perder a atenção do público.
Neste ano, o termo “Slow Content” começou a ser debatido. Essa nova estratégia visa ter menos conteúdo, sem a necessidade de produzir o tempo todo, desde que eles sejam mais profundos e relevantes para o público. Isso não significa que eles precisam de mais tempo, o ideal é apresentar informação relevante em menos tempo e usando uma forma mais divertida para interagir com os usuários. A qualidade também deve se sobressair ao tempo de exibição.
Marcas mais humanizadas
As pessoas se conectam com pessoas que são parecidas com elas. A pandemia trouxe um momento mais emocional, frágil e cheio de incertezas. Marcas que demonstram preocupação com o momento e conseguem se conectar com os consumidores de uma forma mais humana, através de um conteúdo empático, conseguem gerar conexão com seu público.
Usuários querem acompanhar marcas que as representem, que ofereçam conteúdo real, com sentimentos que elas tenham no dia a dia.
Marketing de influência
Contratar um influencer para falar sobre produtos e marcas é umas tendências que veio para ficar. Mas agora as marcas estão mais atentas aos pequenos influenciadores, que possuem de mil a 10 mil seguidores e são conhecidos como nanoinfluenciadores.
Os nanoinfluenciadores tem tudo a ver com marcas que querem atingir uma audiência ativa segmentada. A vantagem em contratar influenciadores menores é que a relação deles com os seguidores é mais próxima e mais confiante.
Transmissões ao vivo
As lives continuam em alta. Elas tomaram conta de muitas plataformas: YouTube, Instagram, Facebook e Zoom. As transmissões ao vivo podem conter perguntas e respostas, apresentação de produtos, palestras etc.
Outro formato que ganhou força mundial foi o de live shop, que oferece uma forma de compra ao vivo. Só na China, este estilo gerou faturamento de US$ 108 bilhões
A venda acontece em tempo real com apresentadores e chats para tirar as dúvidas do público sobre os produtos, fazendo unboxing e explicando detalhadamente cada um deles.
Vídeos curtos: Reels e TikTok
Ferramentas de vídeo têm grande alcance. O TikTok virou um sucesso imediato para produção de vídeos curtos, rápidos e divertidos. Assim como o Reels, que foi lançado depois desse sucesso dentro do Instagram.
Aproveitar as possibilidades para criar conteúdo, ficar mais perto do público e dar dicas é uma excelente oportunidade para crescer na internet e mostrar que a sua marca está por dentro de todas as tendências.
Agora é hora do seu negócio se preparar, produzir conteúdo relevante para o seu público e conferir constantemente o que os usuários estão procurando.